APS diz que está equacionada até 2030 com investimentos previstos
Page/Post Excerpt
6-1-scaled

Em lugar desse grande terminal de contêineres, o STS10, no Saboó, a APS (Autoridade Portuária de Santos) pretende fatiar a área em três para criar um terminal de passageiros, manter o atual terminal de carga geral e fazer uma ampliação do BTP. Ou outro grande terminal seria construído em outra região, a Vila dos Criadores, mas é uma ideia ainda conceitual, que demorará pelo menos uma década caso vingue.

A APS garante que, independentemente do novo grande terminal na Vila dos Criadores, os projetos de expansão dos atuais terminais de contêineres [BTP, Santos Brasil e DP World] previstos até 2026 já dariam conta da demanda estimada no Plano de Zoneamento do Porto de Santos para contêineres.

“Considerando o cenário atual, sem a implantação de novos terminais e sem adensamentos, a expectativa […] é que a capacidade atinja 7,5 milhões de TEUs até 2030, o que equacionará a capacidade do parque portuário frente à demanda projetada, no mínimo, até 2035”, informa a empresa.

A empresa diz ainda que, além das ampliações já previstas em contrato, o adensamento da área do BTP no Saboó e do Santos Brasil para a região da Prainha, que está em avaliação, poderia elevar a capacidade do porto para 9 milhões, o que suportaria a demanda até 2040.

“A Autoridade Portuária entende que é oportuna a ampliação da capacidade, acima da demanda, haja vista que o Porto deve estar preparado para absorver a movimentação, e consequentemente os benefícios, decorrentes de cenários otimistas de demanda, além do crescimento orgânico projetado, por exemplo, absorvendo os efeitos da BR do Mar”, defende a APS.

Fonte:Agência Infra, 25 de junho de 2024 – https://agenciainfra.com/blog/

Leave a comment

Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in the form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may affect your experience on our website and the services we offer.