Evento busca aumentar presença privada no seguro de crédito à exportação
Page/Post Excerpt
02118eb0-6e0c-4375-9786-82418255336d

Camex aborda expansão das operações contra riscos comerciais, políticos e extraordinários nas vendas ao exterior

Secretaria-Executiva da Câmara de Comércio Exterior (Camex) e a ApexBrasil promovem nesta quarta-feira (22/5), em São Paulo, um encontro com instituições financeiras, com objetivo de aumentar a participação dos bancos privados no programa de Seguro de Crédito à Exportação (SCE).

Essa modalidade de seguro busca proteger as operações de crédito contra riscos comerciais, políticos e extraordinários que possam afetar as exportações brasileiras de bens e serviços. A administração do SCE é feita pela Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias S.A (ABGF), sob orientação da Camex.

Pela Camex, participam do evento a secretária executiva, Marcela Carvalho, e o subsecretário de Crédito à Exportação, Lázaro Lima, que irão conduzir dois painéis: “Atualizações dos produtos do SCE e demanda dos bancos para o apoio oficial” e “Compartilhamento de risco – bancos, ECAs e seguradoras privadas”. ECA é a sigla em inglês para Agência de Crédito de Exportação.

Atualmente, quase 80% das operações seguradas no Brasil são feitas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), enquanto os bancos privados respondem por apenas 20% da carteira. Entre os setores que mais utilizam o serviço estão empresas de transporte aéreo, de infraestrutura e alimentos.

Desde a criação do SCE, ao amparo do Fundo de Garantia à Exportação, em 1997, já foram apoiadas exportações destinadas a 48 países, superando US$ 77 bilhões. Entre 2013 e 2023, as exportações amparadas pelo seguro superaram US$ 31 bilhões.

“Esses números podem e devem ser melhorados”, ressalta Marcela Carvalho. “E a maior utilização do seguro em financiamentos de instituições privadas é fundamental para expansão da política de crédito à exportação brasileira”.

O encontro com os bancos privados acontece em São Paulo, das 14h às 18h. Entre as instituições convidadas estão Bradesco, Citibank, Santander, Deutsche Bank, Bank of China e Credit Suisse.

 

Fonte: https://www.gov.br/mdic/pt-br/assuntos/noticias/2024/maio/evento-busca-aumentar-presenca-privada-no-seguro-de-credito-a-exportacao

Leave a comment

Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in the form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may affect your experience on our website and the services we offer.