Greve na Receita: coordenadores aderem e arrecadação fiscal fica mais ameaçada
Page/Post Excerpt
Receita Federal Foto: Werther Santana/Estadão
Receita Federal  Foto: Werther Santana/Estadão

 

Um grupo de 38 auditores, incluindo 16 coordenadores, aderiram à paralisação que já dura mais de 50 dias; Receita disse que não comentaria

Coluna do Estadão Por Roseann Kennedy

A extensão da greve dos auditores da Receita Federal ameaça, cada vez mais, a sustentabilidade dos planos fiscais do governo Lula neste início de ano. Nesta terça, 9, um grupo de 38 auditores, incluindo 16 coordenadores vinculados à Subsecretaria de Fiscalização da Receita aderiu à paralisação. Num abaixo-assinado, eles afirmam que a arrecadação federal e os objetivos institucionais estarão comprometidos enquanto o acordo firmado com o governo federal em 2016 for descumprido. A Receita disse que não comentaria.

“Demos diversos votos de confiança a outros ministros, secretários e presidentes. Agora o voto de confiança precisa ser dado aos auditores. Nós temos temos tempo para negociar, mas é bom lembrar: 2024 já começou”, alertou o presidente do Sindifisco Regional de Brasília, George Souza.

A categoria está em greve há mais de 50 dias e, no último dia 5, anunciou que manteria o movimento por rejeitar a proposta de pagamento de remuneração variável para este ano apresentada pelo Ministério da Fazenda. De acordo com o Sindifisco, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, mantiveram a mesma oferta que já tinha sido rejeitada por 95% da categoria.

O pedido pela regulamentação do bônus de produtividade é pleito antigo da categoria. “A lei é de 2016 e não foi implementada porque faltava regulamentação. Veio o decreto, mas não se separou recurso no Orçamento para 2024. O ministro Haddad já se pronunciou publicamente no sentido de dizer que se trata de lei, e você pode concordar ou discordar dela, mas deve ser cumprida”, disse em novembro Isac Falcão, presidente do Sindifisco Nacional, a entidade que representa os auditores fiscais da Receita Federal.

Deixe um comentário

Preferências
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Tenha em atenção que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar a sua experiência no nosso website e nos serviços que oferecemos.