Mais de 100 navios já desviaram do Mar Vermelho — Foto: Bloomberg
Durante o fim de semana, o número de navios que transitou pelo Canal de Suez caiu para o nível mais baixo desde que o porta-contêineres Ever Given encalhou e bloqueou a passagem, em 2021
Por Alex Longley e Anna Shiryaevskaya, Bloomberg
O transporte marítimo de contêineres deve passar por uma crise antes do feriado do Ano Novo Lunar, já que ataques dos houthis no Mar Vermelho restringem sua capacidade, segundo avaliou um consultor importante do setor.
Durante o fim de semana, o número de navios que transitou pelo Canal de Suez caiu para o nível mais baixo desde que o porta-contêineres Ever Given encalhou e bloqueou a passagem, em 2021, de acordo com a Inchcape Shipping Services. Essa queda é mais um sinal do impacto generalizado do distúrbio sobre o comércio mundial, impacto que deve persistir no período que antecede o Ano Novo Lunar.
“Hoje há um certo pânico na China quanto à disponibilidade de capacidade”, disse Damas. “As próximas cinco semanas até o Ano Novo Chinês, em 10 de fevereiro, serão muito difíceis para as empresas de transporte de carga e para o próprio transporte marítimo.” Ele observou que os custos podem diminuir depois disso.
Militantes do movimento Houti do Iêmen, que é apoiado pelo Irã, têm disparado drones e mísseis contra navios que passam pelas águas do país, o que provoca transtornos para o comércio mundial. Eles dizem que seus alvos são navios que têm ligações com Israel, como forma de protestar contra a campanha militar israelense na Faixa de Gaza – embora haja ataques frequentes a navios com pouca ou nenhuma ligação com Israel. Como resultado, grande parte do tráfego marítimo mundial tem optado por evitar o canal e fazer a navegação em torno da África.
Para os navios porta-contêineres, isso é particularmente importante antes do Ano Novo Lunar, quando existe um aumento na demanda por transporte de carga antes da temporada do feriado. Grande parte da China fecha durante o feriado, o que também provoca níveis maiores de congestionamento nos portos.
A Drewry, que oferece serviços de consultoria para empresas de transporte marítimo de cargamundiais, estima que até 822 navios, o equivalente à capacidade de cerca de 10 milhões decontêineres, foram afetados pelos ataques e desvios de rota resultantes.
O impacto dos ataques também se estende para outros setores aos poucos. Os ganhos dos navios que transportam combustível do Mediterrâneo para a Ásia mais do que triplicaram desde o início de dezembro e chegaram a seu nível mais elevado em quase um ano. Na semana passada, a empresa de corretagem e fretamento Braemar informou que os custos para os navios em qualquer rota petroleira que envolva o Mar Vermelho estão “pegando fogo”.
FONTE: https://valor.globo.com/mundo/noticia/2024/01/09/transporte-maritimo-da-sinais-de-panico-com-a-principal-via-comercial-sob-ameaca-dos-houthis.ghtml