Indústria de carnes vê cenário positivo para exportações
Page/Post Excerpt
foto site

Para analista, Brasil pode voltar a bater recordes em 2024

Por Nayara Figueiredo — São Paulo

Apesar da lentidão das compras chinesas, dos preços em queda e dos casos de gripe aviária pelo mundo, os exportadores brasileiros de carnes conseguiram encerrar 2023 com volumes recorde nas exportações das proteínas bovina, suína e de frango.

As receitas não chegaram a crescer em todos os casos, mas as perspectivas são de mercado favorável neste novo ano.

Os embarques de carne suína, incluindo os produtos in natura e processados, somaram 1,2 milhão de toneladas em 2023, alcançando máxima histórica, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O volume foi 9,8% maior que o do ano anterior, apesar de as vendas para a China terem diminuído.

Já a receita das exportações de carne suína cresceu 9,5%, para US$ 2,8 bilhões, também um recorde. De acordo com a entidade, a diversificação dos destinos das exportações fez a diferença no resultado, em especial com os embarques para países da Ásia e das Américas.
“Com as aberturas de novos mercados para a carne suína do Brasil e a boa expectativa com o comportamento dos tradicionais destinos dos produtos brasileiros, espera-se que os patamares alcançados ao longo do ano passado se mantenham neste ano”, disse Ricardo Santin, presidente da ABPA.
Outro recorde foi o dos embarques de carne de frango, que aumentaram 6,6% em 2023, para 5,1 milhões de toneladas. O crescimento da receita, mais tímido, foi de 0,4%, a US$ 9,8 bilhões.

FONTE: https://globorural.globo.com/pecuaria/noticia/2024/01/industria-de-carnes-ve-cenario-positivo-para-exportacoes.ghtml

Deixe um comentário

Preferências
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Tenha em atenção que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar a sua experiência no nosso website e nos serviços que oferecemos.