A movimentação de cargas e contêineres no Porto de Santos em agosto foi a melhor da história, apesar do tarifaço norte-americano, segundo os resultados informados pela APS (Autoridade Portuária de Santos) para o mês.
Foram movimentadas 16,5 milhões de toneladas de cargas, considerando embarques e desembarques, o que representa um aumento de 3,5% na comparação com agosto de 2024. Já as entradas e saídas de contêineres tiveram um crescimento de 8,9% em relação ao ano passado, com 518,1 mil de TEU (unidade padrão de contêineres) movimentados.
No acumulado do ano, desde janeiro, o porto movimentou 3,8 milhões de TEU – o que corresponde uma alta de 8% frente ao mesmo período do ano anterior. A participação na corrente comercial brasileira nos primeiros oito meses do ano alcançou 29,9%. No ano passado, neste intervalo, haviam sido registrados 28,5%.
Agosto foi o primeiro mês desde a aplicação das tarifas impostas pelos Estados Unidos. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, houve uma queda de 5,79% no valor das exportações do Porto de Santos para os EUA, quando comparado ao mesmo mês de 2024. Mas o valor total das exportações teve uma alta de 8,55% – se forem considerados apenas os embarques à China, o crescimento foi de 63,25%.
Em Santos, além do recorde na movimentação de contêineres, os números dos últimos 12 meses apontam crescimento substancial na exportação de celulose (55,8%). Também registraram alta soja (27%), sucos (20,8%), gasolina (24,1%) e óleo combustível (15,3%). O fluxo de navios, em agosto, subiu 9,6%, com atracação de 489 embarcações. De acordo com o presidente da APS, Anderson Pomini, os resultados de agosto mostram uma “superação do cenário internacional adverso”.
FONTE: Porto de Santos bate novos recordes de movimentação em agosto – Agência iNFRA