Porto de Santos bate novos recordes de movimentação

A movimentação de cargas e contêineres no Porto de Santos em agosto foi a melhor da história, apesar do tarifaço norte-americano, segundo os resultados informados pela APS (Autoridade Portuária de Santos) para o mês.

Foram movimentadas 16,5 milhões de toneladas de cargas, considerando embarques e desembarques, o que representa um aumento de 3,5% na comparação com agosto de 2024. Já as entradas e saídas de contêineres tiveram um crescimento de 8,9% em relação ao ano passado, com 518,1 mil de TEU (unidade padrão de contêineres) movimentados.

No acumulado do ano, desde janeiro, o porto movimentou 3,8 milhões de TEU – o que corresponde uma alta de 8% frente ao mesmo período do ano anterior. A participação na corrente comercial brasileira nos primeiros oito meses do ano alcançou 29,9%. No ano passado, neste intervalo, haviam sido registrados 28,5%.

Agosto foi o primeiro mês desde a aplicação das tarifas impostas pelos Estados Unidos. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, houve uma queda de 5,79% no valor das exportações do Porto de Santos para os EUA, quando comparado ao mesmo mês de 2024. Mas o valor total das exportações teve uma alta de 8,55% – se forem considerados apenas os embarques à China, o crescimento foi de 63,25%.

Em Santos, além do recorde na movimentação de contêineres, os números dos últimos 12 meses apontam crescimento substancial na exportação de celulose (55,8%). Também registraram alta soja (27%), sucos (20,8%), gasolina (24,1%) e óleo combustível (15,3%). O fluxo de navios, em agosto, subiu 9,6%, com atracação de 489 embarcações. De acordo com o presidente da APS, Anderson Pomini, os resultados de agosto mostram uma “superação do cenário internacional adverso”.

FONTE: Porto de Santos bate novos recordes de movimentação em agosto – Agência iNFRA

Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in the form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may affect your experience on our website and the services we offer.