Das 50 maiores companhias de transporte de contêineres do mundo no ano 2000, apenas 24 ainda existem, de acordo com uma nova pesquisa da Sea-Intelligence da Dinamarca. 

A capacidade operada por essas transportadoras sobreviventes cresceu dramaticamente. No geral, elas aumentaram sua capacidade coletiva de 2,5 milhões de teu em 2000 para 26,7 milhões de teu em 2025, um crescimento de capacidade de 983% em 25 anos, o que equivale a um crescimento de 10% em média, a cada ano por 25 anos. 

A Sea-Intelligence também observou em seu último relatório semanal que, além dos 24 sobreviventes, 26 porta-aviões entraram no top 50, alguns como novos porta-aviões e alguns que estavam fora do top 50 no ano 2000. 

Esses 26 recém-chegados operam no total 6% da frota global – contra os 84% ​​operados pelos sobreviventes, mostram dados da Sea-Intelligence. 

Este é um mercado que passou por uma consolidação extrema

“Claramente, este é um mercado que passou por uma consolidação extrema. Mas também foi uma jornada de 25 anos, onde os incumbentes foram claramente melhores em se adaptar e crescer no mercado do que os recém-chegados”, observou a Sea-Intelligence. 

Esta semana, a frota global de navios de linha provavelmente cruzará a marca de 32m teu, de acordo com dados da Alphaliner. A frota de contêineres cresceu muito rápido neste século. O marco de 30m teu foi atingido em junho do ano passado com um tsunami teu em cascata de estaleiros na Ásia, entregando um volume recorde de novas construções. 

A indústria levou cerca de 50 anos para atingir a marca de 5 milhões de teu em 2001. Em contraste, o salto de 20 milhões de teu para 30 milhões de teu foi alcançado em apenas sete anos. 

🔗 Fonte: Sea-intelligence   

WhatsApp Image 2025-04-01 at 14.49.19

Preferências
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Tenha em atenção que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar a sua experiência no nosso website e nos serviços que oferecemos.