Gigante porto de contêineres de Shanghai, na China, lidera as classificações da Lloyd’s List há 13 anos seguidos
Sete entre 10 dos portos mais movimentados do mundo estão na China, de acordo com a classificação Cem Portos 2023 (One Hundred Ports) do jornal britânico Lloyd’s List, baseada no volume total de contêineres (Unidades Equivalentes a Vinte Pés – TEUs, na sigla em inglês) movimentados por cada porto em 2022. O único brasileiro da lista de 100 portos é o Porto de Santos, que está em 40º lugar.
O gigante porto de contêineres de Shanghai, na China, liderou as classificações do Lloyd’s List pelo 13º ano seguido. Em 2022, o complexo movimentou 47,3 milhões de TEUs durante 2022, aproximando-se cada vez mais da marca de 50 milhões de TEUs. De acordo com a publicação, a posição do porto é praticamente inalcançável.
Em segundo lugar está o porto de Singapura, que movimentou cerca de 37,3 milhões de TEUs naquele ano, cerca de 10 milhões a menos que o primeiro colocado. Em seguida, em terceiro lugar, está o porto Ningbo-Zhoushan, também na China. Em 2022, o porto movimentou cerca de 33,35 milhões de TEUs.
Depois dele, até o sexto lugar, todos são chineses: Shenzhen, Qingdao e Guangzhou. Na sétima posição está Busan, na Coreia do Sul, seguindo por mais dois chineses em oitavo e nono lugar, Tianjin e Hong Kong, respectivamente. A predominância asiática acaba no décimo lugar, ocupado por Rotterdam, na Holanda.
Veja o ranking dos 10 portos mais movimentados do mundo em 2022
A China possui sete entre os 10 portos mais movimentados do mundo
Porto de Santos
O único brasileiro da lista é o Porto de Santos, o 40º porto mais movimentado do mundo em 2022, segundo a classificação do jornal. Naquele ano, o porto movimentou 4,98 milhões de TEUs, com um aumento de 3,2% em relação ao ano anterior.
O Porto de Santos é o principal porto brasileiro em valores de carga movimentadas, responsável historicamente por no mínimo 25% do comércio exterior brasileiro. É também o maior complexo portuário da América Latina e opera ampla variedade de cargas nacionais e internacionais.