China lidera o comércio mundial com sólida alta das exportações e importações em nove meses de 2025

Da Redação (*)

Brasília – O total das importações e exportações de bens da China, em termos denominados em yuan, chegou a 33,61 trilhões de yuans (US$ 4,73 trilhões) nos primeiros nove meses de 2025, alta anual de 4%, mostraram dados oficiais nesta segunda-feira (13). A taxa de crescimento se acelerou em relação ao aumento de 3,5% registrado nos primeiros oito meses do ano, segundo a Administração Geral das Alfândegas (AGA).

As exportações de bens lideraram a expansão geral no período de janeiro a setembro, avançando 7,1% anualmente, para 19,95 trilhões de yuans, enquanto as importações ficaram em 13,66 trilhões de yuans, uma ligeira queda de 0,2%.

Apenas em setembro, as importações e exportações de bens da China aumentaram 8% anualmente, para 4,04 trilhões de yuans, marcando o maior aumento mensal até agora neste ano.

Balança comercial reflete ganhos com a diversificação

Desde o início de 2025, o comércio exterior da China manteve uma tendência de desenvolvimento estável e positiva em meio a um ambiente externo complexo, disse Wang Jun, vice-chefe da AGA, em uma coletiva de imprensa.

A expansão do comércio de bens da China se acelerou em termos trimestrais, com a taxa de crescimento atingindo 6% no terceiro trimestre deste ano, após aumentos de 1,3% e 4,5% no primeiro e segundo trimestres, respectivamente, afirmou Wang. Além disso, Wang destacou que o mercado de comércio exterior da China tornou-se mais diversificado.

Nos primeiros nove meses de 2025, o comércio de bens da China com países parceiros da Iniciativa Cinturão e Rota totalizou 17,37 trilhões de yuans, uma alta anual de 6,2%, mostraram dados da AGA.

O comércio da China com a ASEAN, a América Latina, a África e a Ásia Central aumentou, respectivamente, 9,6%, 3,9%, 19,5% e 16,7% em termos anuais, enquanto o comércio com outras economias da APEC cresceu 2%.

(*) Com informações da Agência Xinhua

Fonte:China lidera o comércio mundial com sólida alta das exportações e importações em nove meses de 2025 – Comex do Brasil

Preferências
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Tenha em atenção que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar a sua experiência no nosso website e nos serviços que oferecemos.