Em lugar desse grande terminal de contêineres, o STS10, no Saboó, a APS (Autoridade Portuária de Santos) pretende fatiar a área em três para criar um terminal de passageiros, manter o atual terminal de carga geral e fazer uma ampliação do BTP. Ou outro grande terminal seria construído em outra região, a Vila dos Criadores, mas é uma ideia ainda conceitual, que demorará pelo menos uma década caso vingue.
A APS garante que, independentemente do novo grande terminal na Vila dos Criadores, os projetos de expansão dos atuais terminais de contêineres [BTP, Santos Brasil e DP World] previstos até 2026 já dariam conta da demanda estimada no Plano de Zoneamento do Porto de Santos para contêineres.
“Considerando o cenário atual, sem a implantação de novos terminais e sem adensamentos, a expectativa […] é que a capacidade atinja 7,5 milhões de TEUs até 2030, o que equacionará a capacidade do parque portuário frente à demanda projetada, no mínimo, até 2035”, informa a empresa.
A empresa diz ainda que, além das ampliações já previstas em contrato, o adensamento da área do BTP no Saboó e do Santos Brasil para a região da Prainha, que está em avaliação, poderia elevar a capacidade do porto para 9 milhões, o que suportaria a demanda até 2040.
“A Autoridade Portuária entende que é oportuna a ampliação da capacidade, acima da demanda, haja vista que o Porto deve estar preparado para absorver a movimentação, e consequentemente os benefícios, decorrentes de cenários otimistas de demanda, além do crescimento orgânico projetado, por exemplo, absorvendo os efeitos da BR do Mar”, defende a APS.
Fonte:Agência Infra, 25 de junho de 2024 – https://agenciainfra.com/blog/