Agência iNFRA
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o presidente da APS (Autoridade Portuária de Santos), Anderson Pomini, decidiram incluir na poligonal do Porto de Santos (SP) a área municipal da Vila dos Criadores, para expandir a margem direita com a implantação de um novo terminal de contêineres.
A decisão contou com a anuência da Prefeitura de Santos e tem o propósito de aumentar a capacidade de contêineres do porto, uma “preocupação do ministro e da gestão atual”, segundo Pomini. A área tem 420 mil m2 e fica localizada junto ao Rio Casqueiro, entre Santos e Cubatão, no bairro Alamoa.
Em comunicado da APS anunciando a decisão, a área é chamada de “novo STS 10”, em referência ao novo terminal de contêineres que estava em estudo pela gestão anterior. O projeto de então foi descartado pela gestão atual, já que seu desenho estava atrelado ao modelo de concessão do porto, que não faz parte da política do novo governo. Na área que seria do STS10 foram anunciados novos projetos.
O ministério já estudava a expansão da poligonal do porto e chegou a considerar a construção do terminal de contêineres na Ilha de Bagres. Ainda antes, a ideia, depois descartada, era de implantá-lo no bairro Saboó. Com a decisão anunciada nesta quarta-feira (10), prevaleceu a opção pela Vila dos Criadores.